urbBA[13] discute cidadania e lutas pelo direito à cidade

Com o tema “Cidades e Cidadania Insurgentes”, James Holston abre série de conferências do seminário, no dia 6 de novembro
 
Com o tema “Cidades e Cidadania Insurgentes”, o professor e pesquisador americano James Holston abre a série de conferências do seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA [13], no dia 6 de novembro, a partir das 18h30.

 
Na sua conferência, Holston analisa mecanismos perpetuadores de desigualdades que são geradas no Brasil e a formulação de uma cidadania insurgente por meio de lutas pelo direito à cidade: lutas por moradia, terra e vida digna nas periferias urbanas. O professor também vai discutir porque a democracia resultante desses processos continua a reproduzir disparidades e a relação entre este resultado e as manifestações urbanas de junho de 2013.
 
A terceira edição do seminário acontece nos dias 6 , 7 e 8 de novembro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.urbba13.blogspot.com.br. O evento traz também as conferências dos professores Adriano Pilatti, da PUC-Rio e Universidade Nômade, que acontece no dia 7 de novembro, e Massimo Canevacci, da Università di Roma, no dia 8, sempre às 18h30. A programação completa está disponível aqui: http://urbba13.blogspot.com.br/p/programacao.html.
 
James Holston: Doutor em antropologia na Yale University. Estudou Filosofia e Arquitetura na mesma universidade. Atualmente é professor na University of California, Berkeley. Atua com temas como cidade, cidadania, teoria política, democracia, planejamento e arquitetura, e etnografia urbana. Algumas de suas pesquisas investigam processos insurgentes de cidadania no contexto da urbanização global, especialmente entre classes trabalhadoras urbanas no Brasil, confrontando problemas como urbanização, posse da terra, regulação e violência de estado. É autor, dentre outros, dos livros “A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia” (1993) e “Cidadania Insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil” (2008). Este último livro recebeu da Latin American Studies Association o prêmio de melhor livro em inglês sobre o Brasil.